quinta-feira, 4 de março de 2010

Bangu x Vasco + Análise



O Vasco voltou a apresentar pouco futebol na partida contra o Bangu ontem, 4 de março, no Engenhão, partida válida pela segunda rodada do Campeonato Carioca. O cruzmaltino repetiu o nível das últimas atuações, mas conseguiu levar os três pontos para São Januário e a liderança do Grupo A.

A primeira grande chance foi da equipe de Moça Bonita, aos 5 minutos, quando Somália entrou na área, tentou deslocar Fernando Prass que impediu o gol do Bangu com o pé. O jogo prosseguiu morno e com pouca objetividade de ambas as equipes. Uma chance a mais para cada equipe e a substituição de Fagner por Elder Granja, o que também não surtiu efeito no esquema tático na primeira etapa.

No segundo tempo o “Artilheiro da Colina” tabelou com Élton e ao receber a bola de volta, deu um corte no zagueiro e, aos 11 minutos, abriu o placar fazendo um bonito gol, refazendo as pazes com os gols. O Bangu pressionou os cruzmaltinos daí em diante. Três minutos depois Tiano chuta de fora da área e Fernando Prass, mesmo estando adiantado, salva a meta vascaína. Aos 25 Tiano mais uma vez assusta os 932 pagantes do Engenhão, batendo falta e mandando a bola no travessão do camisa 1 vascaíno.

A pressão do Bangu continuava e poderia piorar, quando aos 35, Márcio Careca é expulso ao cometer uma entrada violenta. Mas aos 46 o zagueiro Fernando completou para dentro do gol o cruzamento de Coutinho vindo da esquerda, neutralizando, no finzinho de jogo, as investidas do Bangu.

Mais uma vez o Gigante da Colina mostrou um futebol fraco, pouco objetivo, burocrático no meio campo, deficiente no toque de bola com erros infantis, ataque ineficaz e contou com a sorte e, principalmente, com o bom goleiro Fernando Prass, que evitou o pior.

Análise:

O Diretor de Futebol, Rodrigo Caetano, afirmou durante a semana que irá em busca de reforços para o segundo semestre de 2010. Para mim, isso aponta que a diretoria que antes afirmava que tinha montado um bom elenco e fechou as portas do clube para os novos reforços ao trazer o artilheiro de 2009 Élton, agora enxerga que há ainda setores defeituosos e jogadores que não renderam até então o esperado.

O Campeonato Carioca mais uma vez serviu para avaliar a equipe para as competições nacionais (Brasileiro e Copa do Brasil). Com isso, quero deixar clara aqui minha opinião sobre o Estadual.

- É sim um campeonato charmoso, possui rivalidade, o torcedor gosta de ganhar para “zoar” seus amigos torcedores de rivais e tudo o mais. Porém, como o calendário brasileiro não possui um tempo necessário para uma boa temporada, o Vasco deveria entrar no mínimo no primeiro turno todo com uma equipe mesclada de juniores e reservas profissionais. Com isso, estenderia o tempo de preparação da equipe principal e eliminaria diversos problemas que vem acontecendo, como grande desentrosamento, contusões e outros que trazem como consequência os resultados ineficientes, protesto e revolta da torcida.

Um bom exemplo é o Internacional – RS, que utilizou esse método e o time está entrando mais entrosado nas competições. Aí você pode dizer: - Mas o Internacional não foi nem para a final do primeiro turno do estadual deles. Tudo bem! Mas o Vasco foi e olhem o resultado? E a reação que esse resultado gerou na torcida?

A torcida quer resultados e o técnico tem pouco tempo para preparação. Acho que vale o esforço de sacrificar um turno do estadual em prol de uma melhor preparação que dure o ano todo. No mais, esse estadual já foi descartado até pela diretoria. Espero que ela pense melhor na hora de contratar reforços após o Carioca.



*Foto Site Oficial do Vasco da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário