domingo, 20 de março de 2011

Vai dar funk!

Desculpem o sumiço galera, mas estou de volta! E meu retorno não poderia ser melhor, com uma vitória do nosso Vascão em um clássico. E que excelente triunfo. Mas não quero falar do jogo, afinal, vascaínos que entram em blogs de vascaínos são fanáticos, e já sabem, viram e leram sobre os 2 x 0 no botinha. Vamos ao que realmente interessa.

Há alguns anos não via o Vasco com um elenco qualificado como o atual. Sempre lutei contra a afirmação de que dizem alguns desde 2009 até hoje que tínhamos um bom elenco. Agora sim, temos um bom elenco. E com esse plantel daremos muito trabalho no brasileirão. Diego Souza tem tudo para se tornar o ingrediente que faltava para o time e ser o novo Edmundo do nosso time da virada, como definiu bem em sua coluna o meu amigo Portuga, em seu Boteco.


Mas nem Edmundo ganhou títulos sozinho pelo Vasco. Vamos analisar aqui os jogadores que considero que elevaram o bando que tínhamos para o patamar de um elenco de respeito. Além do já citado Diego Souza, que com sua entrega dentro de campo e a sua indisposição por derrotas contagiar todo o time, o jovem Bernardo encaixou como uma luva. Pouca idade mas muita raça, combinados com sua grande habilidade com a redonda, Bernardo é o elo perfeito do meio com o ataque. O meio-campo está bem formado, e o experiente Felipe, que está fazendo passes e lançamentos primorosos e deixando seus companheiros na “cara do gol”, ainda ajuda o jovem camisa 31.


Éder Luis não anda de bem com o gol, mas para seu lugar temos Élton, que divide opiniões, e se quer saber a minha, ele é um grande enganador; Leandro, que justifica seu vulgo de guerreiro e é meu preferido para a posição; Alecssandro, que chegou agora mas é matador, aguardemos ele em campo; e Misael, que não perderei meu tempo aqui. Além disso, DS10 pode ser improvisado na posição.


As laterais estão bem servidas, principalmente pelo lado direito. Fagner sempre jogou bem, não há o que discutir também. O Mito da Colina e Anderson Martins seguram bem na zaga e Prass anda dando uns sustos na torcida mas não compromete a longo prazo. Só tenho que implicar com Eduardo Costa. Esse é maluco e bate até na mãe se a pobre em campo entrar. E enfim, temos um técnico inteligente e que monta esquemas táticos modernos.


Meio do ano, divisor de águas!


Agora vamos parar de treinar e vamos pro jogo! O grande problema do Vasco para o campeonato brasileiro deste ano será quando abrir a próxima janela européia de negociações. Podemos perder alguns jogadores importantes como Éder Luis e o que seria pior, Dedé. Não adianta esse papo do Rodrigo Caetano de que o clube não sobrevive sem a venda de jogadores para justificar uma possível saída do Mito. Até entendo, mas acho desnecessário agora. O Vasco enfim tem um grande elenco que resgatou uma esperança de dias melhores em sua torcida (isso aconteceu comigo, e com vocês?). Perder peças principais se tornará um problema ainda maior se estas não forem repostas à altura, e mais uma vez lá se vai a possibilidade de sonhar com algum título importante. Portanto, reforcem o elenco, e se for perder alguém, reponham.


Em um quadro ideal, para mim, seria o Vasco ganhar o Carioca em cima dos mulambos para dar moral para chegar no brasileiro, mas priorizar a Copa do Brasil. Ganhando esta última, a diretoria se sentirá obrigada a reforçar ainda mais o grupo, com isso, os dias de glória voltarão, e os ventos da felicidade soprarão novamente na Colina. Em 2012 jogaremos mais uma Libertadores, chegando pelo caminho mais fácil.


Com o time atual não vejo dificuldades em conseguir essas duas conquistas. Sinceramente, acredito mesmo que podemos dizer: “Agora vai”. Esse time tem tudo para “dar funk”.


“Uh, vai pra cima! É o trem bala da Colinaaaaa”...

Nenhum comentário:

Postar um comentário