quarta-feira, 9 de junho de 2010

Sinto o cheiro de título no ar...

Dinamite finalmente sentou na cadeira de presidente. Após o fiasco no Carioca 2010 e da 19ª posição no brasileiro com apenas cinco pontos ganhos em sete jogos, o presidente eleito através do clamor dos torcedores por mudanças sentiu o peso que é dirigir o Vasco da Gama. A torcida não perdoou o péssimo início no brasileiro e partiu para o protesto. Invadiu treino, fez protestos nos estádios, vaiou, berrou "time de segunda", pixou, pintou faixas e fez tudo o que tinha o direito (e o dever) de fazer, afinal, o trauma da segunda divisão foi o suficiente para o torcedor que estava acostumado às conquistas nacionais e internacionais perdesse, com razão, a paciência e colocasse o dedo da diretoria na tomada.

O fantasma de um passado recente voltou a sondar a Colina, e o camisa 10 mais famoso do clube se viu em sua situação mais difícil em quase dois anos de gestão. E a pressão dá indícios que foi ouvida. Ele não confirma, mas já é dada como certa a contratação do bom atacante Washington, que foi ídolo das tricoletes e no Atlético - PR e não estava sendo aproveitado no São Paulo. Além do atacante (setor carente no time), a volta da cria da Colina, Felipe, cairá como uma luva no meio-campo vascaíno, senão perder-mos os dois únicos craques do elenco atual: o capitão Carlos Alberto e o jovem Phillippe Coutinho.

Nesta terça-feira (08/06) também foi ventilado um pré-contrato com o lateral-direto do Cerro Porteño, Júlio Cézar Irrazábal. Em alguns vídeos na internet pude ver o atleta em ação e gostei. Para a posição temos Élder Granja (que é horroroso) e Fagner, que é bom de bola, mas passa mais tempo no estaleiro que em campo. E uma das características desse possível reforço que me agrada (e muito), é em um fundamento que está escasso: o cruzamento. Como cruza bem esse rapaz! Vi cruzamentos milimétricos, o que pode ser uma arma fatal para Washington e Élton, dois excelentes cabeceadores. Com certeza dará samba. Além disso, o paraguaio ainda entra bem na área e arrisca jogadas de ataque (com habilidade) como um clássico ponta-direita.

Ainda faltará um atacante para jogar fora da área. Está sendo falado também na contratação de Éder Luís, Magno Alves e outros. Precisamos de um atacante brigador e com habilidade em conduzir e passar a bola (fazer o que Élton e Washington não fazem), aí sim teremos (lembrando, se acontecer) finalmente um ataque que faça sua função básica: gols. Lembra-me Edmundo e Evair, o Animal deixando os zagueiros loucos e Evair, qualquer bola que chegasse nele dentro da área, era gol certo.

Um possível meio-campo com Felipe, CA19 e Coutinho daria munição suficiente para esse ataque. Na esquerda, Ramon, titular absoluto (Ernani não engana ninguém), precisa ainda aprender a cruzar. Quem sabe Felipe ensina o garoto?

Souza terá um papel importante neste possível time. Ficará responsável em dar velocidade aos contra-ataques e joga muito bem quando tem ao seu lado um companheiro que saiba trocar passes rápidos e corretamente. Nilton também será muito importante. Vejo nele potencial para ser o nosso antigo Amaral (Caolho) daquele time glorioso, um leão em campo, que não aparece para o público, mas tem papel fundamental para o time, principalmente protegendo a zaga.

E por falar em zaga, a meu ver só temos o Dedé, que vem ganhando espaço e moral com o treinador e a torcida por conta de boas apresentações. Falta ao lado do garoto um zagueiro experiente para dar tranquilidade, já que ele se desespera em contra-ataques rápidos. Veríamos novamente uma nova dupla como Odvan e Mauro Galvão?

No gol Fernando Prass e suas saídas malucas do gol e a sua incapacidade em defender pênaltis me irritam bastante. Mas para mim o problema maior não é dele, e sim de seu treinador. Carlos Germano não era especialista em pegar pênaltis. Voto em trocar o treinador de goleiros, pois Tiago e Prass tem capacidade para se tornarem facilmente ídolos do gol. Estaríamos muito bem servidos. Tiago sairia em vantagem, pois já foi ídolo e ainda bate pênaltis (perdemos pênaltis importantes este ano) e faltas, outra deficiência no time, não tem um especialista neste fundamento.

Sinto, sinceramente, cheiro de título brasileiro no ar. Claro, se tudo se concretizar e contratarmos mais algumas peças de reposição de bom nível e dispensarmos um monte de barangas que ainda arrastam consigo o espírito da série B.

Como diz minha mãe, "a situação faz o ladrão". Neste caso, a situação poderá fazer de Dinamite o campeão. O presidente teve que ir contra o seu discurso irritante de "confio nesse elenco", "não temos dinheiro para contratar", "é culpa do Eurico", e assumir, finalmente a cadeira para qual foi eleito e tentar elevar o time à altura do clube.

Há tempo para reverter à situação e ele sabe o que é necessário fazer. E realmente espero que o faça. O Vasco só tem a ganhar. A instituição, em um primeiro momento, ganhou com a eleição de Roberto, mas ele quase coloca tudo a perder por conta do time. Lembrando que Clube e Time são coisas distintas, mas relacionadas. O Clube é imenso, precisaria de incontáveis dinamites e euricos para derrubá-lo; já o time estava no caminho certo para a autodestruição.

Amém!

2 comentários:

  1. Olá Gustavo, parece que Dinamite acordou depois que a torcida protestou e que o Vasco está na zona de rebaixamento. Essas contratações que o Vasco anda fazendo, espero que reflitam dentro de campo, pois não aguentamos ver o time desunido e sem rumo em campo.
    O sentimento do torcedor aos poucos está parando, mas a paciência já se esgotou há muito tempo (e a diretoria finge que não sabe).
    Não queremos série B de novo; pois se o Vasco quer ser time de verdade, tem que mostrar união dentro de campo e Dinamite ser mais firme na presidência.

    Abraços e saudações vascaínas.

    Visite-
    http://torcidacrvg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É bem por aí mesmo Jean. Valeu a pena (sempre vale) protestar. Espero que seja o início da volta as glórias!
    Abração!

    ResponderExcluir