segunda-feira, 28 de março de 2011

Enfim, de volta ao reino?

O presidente do Vasco da Gama, Roberto Dinamite, em entrevista ao Globoesporte.com confirma a vinda de Juninho para a Colina no meio do ano. O contrato do meia com o Al Gharafa do Qatar termina em junho. Dinamite afirma que as bases do contrato do jogador com o clube de São Januário já estão prontas e que uma parceria com a empresa Penalty, fornecedora de material esportivo do clube, garante o acordo, sendo que o compromisso financeiro do clube seria mínimo nessa transação. O presidente afirmou ainda que o projeto para repatriar o ídolo da torcida vascaína vai além: quando aposentar as chuteiras, Juninho Pernambucano continuará no Vasco, exercendo alguma função dentro do clube. Nas palavras do presidente, só falta o “sim” do jogador.

Agora vamos analisar com calma. Claro que dirá sim, mas: Juninho já tem 36 anos e vem jogando no Qatar há duas temporadas, onde todos sabem que é somente um jogo por semana e não há treinos. O clube vem tentando há anos, sem sucesso, repatriar o jogador. Quando o Vasco caiu para Série B, Juninho estava deixando o Paris Saint Germain e preferiu seguir para o mundo árabe. As eleições para presidência no Gigante da Colina se aproximam, e Juninho mexe com o orgulho da torcida, boa cartada para Dinamite, que tentará reeleição.


A favor do jogador fica a sua indiscutível posição de ídolo da torcida por tudo que fez e conquistou pelo Gigante da Colina. O amor do jogador pelo time da Cruz de Malta também não se discute. Apesar de ter preferido outros caminhos quando o Vasco mais precisava, Juninho pensou em si, sua família e sua carreira, vitoriosa por onde passou. Poderá não estar em sua melhor forma física, mas é dedicado em campo, assim como Felipe, sempre tira da manga um lançamento, um passe magistral ou uma falta bem batida, desequilibrando qualquer jogo, como fazem os craques.


Não acredito que seja por dinheiro ou simpatia política pelo presidente. Juninho sempre planejou bem sua carreira e sabe que a hora de parar se aproxima. Comenta-se que o meia teria exigido pouco para sua volta, e uma das solicitações seria que o Vasco montasse um elenco competitivo, o que hoje é realidade.


Pelo sim e pelo não, ídolo é ídolo, assim eu penso. Ele pode não jogar todas as partidas; pode ajudar Dinamite a se reeleger; pode (e deve) ter sim um cargo no Vasco após sua aposentadoria. O que passou, passou. Não guardo mágoas. E se alguém ainda quer medir se é boa ou não a volta do Reizinho da Colina, afirmo sem medo de errar que o Vasco só tem a ganhar.


Serão vendidas mais camisas. A torcida comparecerá em maior número aos estádios. Contagiaria o grupo. Ensinará os menos experientes. Trará maior segurança ao time. Na boa? O reizinho tem muito que contribuir com o atual time do Vasco. Não acredito que um craque desaprenda a jogar. Felipe, quando retornou na mesma situação, e há mais tempo no mundo árabe que Juninho, também sentiu a diferença, mas já se enquadrou e vem desequilibrando. Por fim, acredito que Ricardo Gomes ganhará um grande jogador, a torcida terá seu orgulho elevado ao nível máximo novamente e o time um ímpeto a mais no campeonato mais difícil do mundo, o Brasileirão.


Volta reizinho!!!!!


Até a próxima!

domingo, 20 de março de 2011

Vai dar funk!

Desculpem o sumiço galera, mas estou de volta! E meu retorno não poderia ser melhor, com uma vitória do nosso Vascão em um clássico. E que excelente triunfo. Mas não quero falar do jogo, afinal, vascaínos que entram em blogs de vascaínos são fanáticos, e já sabem, viram e leram sobre os 2 x 0 no botinha. Vamos ao que realmente interessa.

Há alguns anos não via o Vasco com um elenco qualificado como o atual. Sempre lutei contra a afirmação de que dizem alguns desde 2009 até hoje que tínhamos um bom elenco. Agora sim, temos um bom elenco. E com esse plantel daremos muito trabalho no brasileirão. Diego Souza tem tudo para se tornar o ingrediente que faltava para o time e ser o novo Edmundo do nosso time da virada, como definiu bem em sua coluna o meu amigo Portuga, em seu Boteco.


Mas nem Edmundo ganhou títulos sozinho pelo Vasco. Vamos analisar aqui os jogadores que considero que elevaram o bando que tínhamos para o patamar de um elenco de respeito. Além do já citado Diego Souza, que com sua entrega dentro de campo e a sua indisposição por derrotas contagiar todo o time, o jovem Bernardo encaixou como uma luva. Pouca idade mas muita raça, combinados com sua grande habilidade com a redonda, Bernardo é o elo perfeito do meio com o ataque. O meio-campo está bem formado, e o experiente Felipe, que está fazendo passes e lançamentos primorosos e deixando seus companheiros na “cara do gol”, ainda ajuda o jovem camisa 31.


Éder Luis não anda de bem com o gol, mas para seu lugar temos Élton, que divide opiniões, e se quer saber a minha, ele é um grande enganador; Leandro, que justifica seu vulgo de guerreiro e é meu preferido para a posição; Alecssandro, que chegou agora mas é matador, aguardemos ele em campo; e Misael, que não perderei meu tempo aqui. Além disso, DS10 pode ser improvisado na posição.


As laterais estão bem servidas, principalmente pelo lado direito. Fagner sempre jogou bem, não há o que discutir também. O Mito da Colina e Anderson Martins seguram bem na zaga e Prass anda dando uns sustos na torcida mas não compromete a longo prazo. Só tenho que implicar com Eduardo Costa. Esse é maluco e bate até na mãe se a pobre em campo entrar. E enfim, temos um técnico inteligente e que monta esquemas táticos modernos.


Meio do ano, divisor de águas!


Agora vamos parar de treinar e vamos pro jogo! O grande problema do Vasco para o campeonato brasileiro deste ano será quando abrir a próxima janela européia de negociações. Podemos perder alguns jogadores importantes como Éder Luis e o que seria pior, Dedé. Não adianta esse papo do Rodrigo Caetano de que o clube não sobrevive sem a venda de jogadores para justificar uma possível saída do Mito. Até entendo, mas acho desnecessário agora. O Vasco enfim tem um grande elenco que resgatou uma esperança de dias melhores em sua torcida (isso aconteceu comigo, e com vocês?). Perder peças principais se tornará um problema ainda maior se estas não forem repostas à altura, e mais uma vez lá se vai a possibilidade de sonhar com algum título importante. Portanto, reforcem o elenco, e se for perder alguém, reponham.


Em um quadro ideal, para mim, seria o Vasco ganhar o Carioca em cima dos mulambos para dar moral para chegar no brasileiro, mas priorizar a Copa do Brasil. Ganhando esta última, a diretoria se sentirá obrigada a reforçar ainda mais o grupo, com isso, os dias de glória voltarão, e os ventos da felicidade soprarão novamente na Colina. Em 2012 jogaremos mais uma Libertadores, chegando pelo caminho mais fácil.


Com o time atual não vejo dificuldades em conseguir essas duas conquistas. Sinceramente, acredito mesmo que podemos dizer: “Agora vai”. Esse time tem tudo para “dar funk”.


“Uh, vai pra cima! É o trem bala da Colinaaaaa”...