sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Sul-americana e olhe lá!


O Vasco não vai para a Libertadores ano que vem. Fato. Poderia ir, se o time tivesse entrosado há algumas rodadas atrás. Iria se tivesse ganhado pelo menos cinco partidas das 14 que empatou até agora. Disputaria o título, senão tivesse esperado chegar perto do fundo do poço para contratar. Enfim, não almeja mais nada no Brasileirão 2010, só cumpre tabela, não podendo vacilar, para que não fique também sem o prêmio de consolação, a vaga na Sul-americana da próxima temporada.

Restam apenas oito rodadas; 24 pontos em disputa; quatro jogos fora e outros quatro com o mando de campo, sendo dois clássicos (mulambada domingo 24/10 e Flor 07/11); além dos confrontos contra Cruzeirenses, bambis e gambás. De médios e fracos, somente Vitória, Ceará e Prudente pela frente. Será um fim de campeonato tortuoso para o Gigante da Colina, que a meu ver, conquistará no máximo a metade dos pontos em disputa a partir de agora.

Outro agravante são os diversos desfalques. Atualmente o estaleiro conta com a presença de: Nilton (só retorna em 2011), Ramon, Fágner (deve voltar domingo), Max, Carlos Alberto e Caíque. Não há um lateral-esquerdo disponível (Ernane não conta nem como gandula), Carlinhos está suspenso (expulso no último jogo) e Jumar, que poderia atuar por ali, também não enfrenta a mulambada domingo, pois levou o terceiro cartão amarelo. A situação atual tem tudo para dar errado.

Faltaram neste ano o que sobrou na Série B, vontade e liderança. Cazalber ano passado chamou a responsabilidade pra si e contagiou o grupo, que conquistou o objetivo inicial sem muitos percalços. Em 2010 faltou esse espírito no Brasileirão. E agora, na reta final, o sentimento (que deve parar), é o de frustração. Mais uma vez. O Vasco não conseguiu ter competência para galgar algo maior. O elenco não é fora de série, mas, a meu ver, não fica atrás do Cruzeiro, por exemplo, atual líder da competição.

O Brasileirão 2010 já acabou, agora é cumprir tabela e ficar com o prêmio de consolação. E que, mais uma vez (já estou cansado de dizer isso), fica a lição para o próximo ano. Pelo menos ganhem da mulambada domingo, para que os torcedores possam tirar sarro dos rubro-negros.

Volto aqui somente para fazer o balanço do ano, lá perto do fim do campeonato. Sem motivação para escrever sobre tal tema. Abraços!