terça-feira, 28 de setembro de 2010

Problemas diferentes com finais provavelmente iguais

Voltei após muito tempo ausente.

Para início de conversa, explico que a ausência de Zé Roberto no último post foi providencial. Até ali, nenhum dos reforços “importados” não tinham estreado, e confesso que ele era o único que temia. A empolgação de ver o Vasco novamente contratando grandes nomes levou tanto esse humilde colunista, como toda a torcida, a acreditar que podíamos mais este ano de volta à Elite do futebol. Porém o tempo me mostrou errado.

Mudando de assunto.

Parece ironia a situação do Vasco hoje na tabela, há quatro pontos do Z4, tendo grandes nomes em seu elenco. Lembro que em 2008, ano do rebaixamento, nosso ataque não tinha problemas em fazer gols. Caímos porque a zaga era horrorosa. Não tínhamos um meio campo brilhante como tem potencial de ser o atual. Enfim, o time em si tinha condições de ser rebaixado.

Nosso ataque, há dois anos, era formado por Alex Teixeira (em grande fase), Leandro Amaral (mercenário, mas também em grande fase) e Edmundo (sem comentários). Gols não era o problema, e sim a zaga. Para se ter uma idéia, o time terminou aquele campeonato com saldo de -17. Foram 55 gols prós e 72 contra. Após as 38 rodadas, o Vasco acumulou 11 vitórias, sete empates e 20 derrotas (isso mesmo, 20!).

Para fazer um comparativo, o Gigante da Colina hoje tem a melhor zaga da competição, com apenas 24 gols sofridos, dividindo esse posto com o Internacional-RS, que está em 4º na tabela. A pior atualmente é a do Atlético-MG, penúltimo colocado, com 47 gols sofridos. Tudo isso principalmente graças a grande fase do zagueiro revelação, Dedé. Em contra-partida, o ataque cruzmaltino atual só tem 23 gols pró, à frente apenas do lanterna da competição, Grêmio Prudente, com 21.

Os números provam que o problema não estava no ataque. Por exemplo, goleou o Atlético-MG por 6x1 em São Januário, mas levou goleadas elásticas também. Exatamente há dois anos atrás, 28 de setembro de 2008, o cruzmaltino perdia de 3x1 para o Ipatinga no Ipatingão. Edmundo marcou para o nosso lado.

Hoje o Vasco tem o Santos pela frente, na Colina Histórica, com o nosso time todo desfalcado. A zaga não vem sendo nosso problema, e sim o meio para frente, onde no papel, teríamos a nossa força, afinal, foram os setores mais reforçados este ano. Ao contrário do ano da mancha em nossa história.

Veja a seguir os elencos em 28 de setembro de 2008 e o que deverá entrar em campo hoje, e faça você mesmo suas conclusões:


2008:

GOL Tiago
DEF Eduardo Luiz
DEF Fernando (MEI Pedrinho)
DEF Jorge Luís
LAT Baiano (LAT Eduardo)
LAT Valmir (MEI Mateus)
MEI Johnny
MEI Mádson
ATA Alex Teixeira
ATA Edmundo
ATA Leandro Amaral
TÉC Renato Gaúcho


Atual:

GOL Fernando Prass
LAT Fagner
DEF Cesinha
DEF Titi
LAT Max
MEI Jumar
MEI Fellipe Bastos
MEI Felipe
MEI Zé Roberto
ATA Rafael Coelho
ATA Éder Luís
TÉC Paulo César Gusmão


Para citar mais um fato contra o time de 2008, o técnico Renato Gaúcho assumiu o time perto do fim do campeonato, em situação já complicada. Ao contrário de PC Gusmão, que pegou o Vasco no início da competição, e ainda teve a pausa para a Copa do Mundo para implantar seu trabalho com calma.

Enfim:

A situação é totalmente inversa. O que era ruim está bom, assim como a parte que era boa está ruim. O final, este sim, tem de ser o inverso. A torcida, cega da conclusão triste iminente, lotava os estádios para apoiar seu time aquele ano. E hoje, no jogo contra o Santos, não será surpresa ver São Januário vazio, reflexo de torcedores conscientes, que já viram esse filme antes.